CARMELO DE PETRÓPOLIS

2 - DSC02087.JPG

Na fachada da nossa Capela está escrito uma frase em latim: "Maria de coelis aedificavit sibi domum in terria", que significa Do céu, Maria edificou para Si uma casa na Terra.

Realmente, o nosso Carmelo é todo de Maria e também de Jesus e de José. Aqui se realiza o que Jesus prometeu a nossa Santa Madre Teresa de Jesus quando tratava da fundação do primeiro Carmelo Reformado: Esse glorioso Santo - São José - nos guardaria a uma porta, Nossa Senhora à outra e Cristo andaria conosco. (Vida 32,11).

Tudo começou no coração de nossa Madre Fundadora Irmã Maria de São José, que a época integrava o Convento de Santa Teresa no Rio de Janeiro.

Ela nutria grande vontade de propagar ainda mais a Ordem da Virgem, num convento solitário, perfumado de pobreza evangélica, onde lhe fosse dado observar com perfeição a Regra e as Constituições de nossa Santa Madre Teresa.

Confiou este desejo a Irmã Ignez, que também desejava viver uma vida de recolhimento e oração. Com tal ajuda, conseguiram a licença do Convento de Santa Teresa e passaram a arrecadar fundos para este fim.

Nosso Carmelo foi inicialmente erguido em Campanha (MG), mas motivos como dificuldades na conservação da clausura e falta de vocação fizeram com que fosse transferido para Petrópolis.