WhatsApp Image 2019-06-20 at 16.10.11 (4

NOSSA SENHORA DA SAUDADE

Nossa Senhora da Saudade é um título que representa a tristeza e saudade que Maria sentiu nos três dias incompletos em que o corpo de Jesus esteve no Sepulcro.

A aparição da Virgem Maria a Irmã Ignez do Sagrado Coração de Jesus, uma das fundadoras do Carmelo de Petrópolis, em um sonho, ao dia 30 de março de 1918 deu início a devoção a Nossa Senhora da Saudade.

A única imagem da Santa, com devoção genuinamente brasileira, pertence ao nosso Carmelo, esculpida em mármore com 1.66m de altura. Maria é representada com o globo terrestre aos seus pés, a cabeça inclinada para baixo adornada por uma coroa de ouro, um semblante triste e deixa transparecer um sorriso melancólico com a certeza da ressurreição de seu Filho; sua mão esquerda apoiada sob o peito transpassado por um punhal e a mão direita segurando a Coroa da Saudade, também de ouro; uma espécie de terço com três mistérios, cada mistério contém um ‘Pai Nosso’ e doze ‘Lembrai-vos’; este número corresponde às 36 horas de sepulcro de Jesus e sofrimento de Maria. Na medalha que finaliza a coroa, rezam-se três ‘Aves Marias’ e uma oração à Rainha dos Mártires.

"EGO QUASE SAUDADE PLANTADA INSOLUTUDINE CARMELI FRUCTIFICAVIT"

(Tradução: Eu dei frutos como a saudade, plantada na solidão do Carmelo)

WhatsApp Image 2019-07-22 at 21.13.58.jp
WhatsApp Image 2019-07-22 at 21.00_edite

Devocionário da Rainha dos Mártires e

Coroa da Saudade.