1 - DSC02826.JPG

A ORDEM DO CARMELO

"A Ordem Carmelita teve seu início no Monte Carmelo, na Palestina, no final do século XII.

Ali se estabeleceram alguns eremitas que, segundo as antigas tradições, voltaram-se para o profeta Elias, tomando-o como exemplo para a própria vida e a Santíssima Virgem, por eles considerada como mãe e modelo.

Tomando Nossa Senhora como padroeira e titular, construíram uma oratório em sua honra e foram chamados, já nesses inícios, "Irmãos de Santa Maria do Monte Carmelo".

De fato, "o Carmelo é profundamente mariano. A Mãe de Deus é tudo para ele. Ela é, com efeito, a mais perfeita e inseparável contemplativa dos mistérios divinos."

A Ordem Carmelita se caracteriza sobretudo pela busca da intimidade com Deus, numa intensa vida de oração, sem excluir uma generosa prática de penitência, sob total abnegação.

Em 1245 foi eleito Geral São Simão Stock que, estando em oração, numa noite de 15 para 16 de julho, recebeu da Santíssima Virgem, que lhe apareceu, o escapulário do Carmo, tão conhecido e apreciado.

O nome "Carmelo", do monte da Palestina, passou aos conventos habitados pelos religiosos carmelitas, designando sobretudo os mosteiros femininos."