WhatsApp Image 2019-06-20 at 16.09.24 (2

SANTA TERESA DE JESUS

Teresa de Ahumada e Cepeda nasceu em Ávila, na Espanha, aos 28 de março de 1515.

Durante sua juventude é levada pelo pai para estudar num colégio de freiras Agostinianas e apesar de não apreciar muito a ideia inicialmente foi lá que descobriu sua verdadeira vocação. Depois de oito dias no Mosteiro, talvez menos, eu estava mais feliz do que na casa de meu pai. Minha alma reencontrou o bem da meninice e vi o grande favor que Deus concede a quem se põe em companhia dos bons. (Vida 7,7)

Teresa então decidiu por tornar-se monja e ingressar no Carmelo da Encarnação em 1535, recebendo o hábito no ano seguinte e emitindo seus votos em 1537.

Irmã Teresa de Jesus, como passou a se chamar, empreendeu então com João da Cruz a reforma da Ordem dos Carmelitas, a Ordem da Virgem: Certo dia, depois da comunhão, Sua Majestade me ordenou expressamente que me dedicasse a esse empreendimento com todas as minhas forças, prometendo-me que o Mosteiro não deixaria de ser feito, dizendo que ali seria muito bem servido. Disse-me que devia ser dedicado a São José; esse Santo glorioso nos guardaria uma porta e Nossa Senhora outra; Cristo andaria ao nosso lado e a casa seria uma estrela, da qual sairia um grande esplendor. Além disso, embora as religiões estivessem relaxadas, eu não devia pensar que Ele era pouco servido nelas, pois o que seria do mundo se não houvesse religiosos? O Senhor me ordenou ainda que revelasse tudo ao meu confessor e que lhe rogasse, em Seu nome, que não se opusesse ao projeto nem criasse obstáculos a ele. (Vida 32,11)

Teresa faleceu em 04 de outubro de 1582. Foi beatificada  em 1614 e canonizada em 1622. Foi proclamada Doutora da Igreja em 1970 pelo Papa Paulo VI.